Tipo respiratório x Modo respiratório x Ritmo respiratório

O padrão respiratório ideal (nasal) pode ser substituído por uma respiração oral de suplência. Esta adaptação funcional ocorre devido à causa orgânica ou não-orgânica (esta última também denominada viciosa), levando ao modo respiratório oral
ou oronasal.

A avaliação fonoaudiológica restringiu-se à investigação do sistema estomatognático e enfatizou-se: posição habitual de lábios e de língua, modo respiratório e articulação da fala (JUNQUEIRA, 1998). Além disso, para corroborar o modo respiratório, foi utilizado o “teste da água” (FERREIRA, 1998), que preconiza a ausência de problemas respiratórios em sujeitos que permanecem por alguns instantes com água na boca e com os lábios fechados.

O modo respiratório é classificado como nasal quando há uso predominante da cavidade nasal e algum ponto de vedamento da cavidade oral; oronasal quando a função é realizada ora pela cavidade nasal e ora pela boca, sendo esta informação complementada pelo teste abaixo; e  oral quando há uso predominante da cavidade oral, complementando-se com a incapacidade de manter o gole de água na boca por 3 minutos.

Instruções para o Teste do Gole de água (FERREIRA, 1998)

* Solicitar ao paciente segurar um gole de água, dentro da boca, por 3 minutos. Este teste permite compreender se há obstrução nasal ou se a respiração oral dá-se por hábito instalado, ou seja, se o modo respiratório for oral e o paciente apresentar possibilidade de uso nasal superior a 2 minutos, possivelmente, refere-se a um hábito, porém, se conseguir tempo inferior a 1 minuto, existe a possibilidade deste possuir alguma obstrução nasal, devendo ser encaminhado ao otorrinolaringologista para uma nova avaliação.

Para o reconhecimento do tipo respiratório, observa-se atentamente a movimentação do tórax e do abdomen, com o objetivo de reconhecer em que regiões os movimentos são mais amplos. Faz parte da inspeção dinâmica a observação dos movimentos respiratórios, suas características e alterações.

Em pessoas sadias, na posição de pé ou sentada, predomina a respiração torácica ou costal, caracterizada pela movimentação, predominantemente da caixa torácica. Na posição deitada, a respiração é predominantemente diafragmática, prevalecendo a movimentação da metade inferior do tórax e do andar superior do abdome.

A observação do tipo respiratório tem importância no diagnóstico da fadiga e da paralisia diafragmática, condições em que a parede abdominal tende a se retrair na inspiração, ao contrário do que ocorre na respiração diafragmática normal.

Recomenda-se verificar a freqüência respiratória do paciente em repouso, de preferência em decúbito dorsal, da forma mais discreta possível; o método usado é contar os movimentos respiratórios enquanto se estima a contagem da freqüência do pulso. A freqüência precisa ser contada durante pelo menos 30 segundos.

Frequência respiratória:

  • Frequência normal: 16 a 20 incursões por minuto
  • Bradipnéia: redução na freqüência respiratória, menos de 16 incursões por minuto.
  • Taquipnéia: aumento na freqüência respiratória, mais de 20 incursões por minuto.
  • Apnéia: parada da respiração.

Ritmo respiratório

Normalmente a inspiração dura quase o mesmo tempo da expiração, sucedendo-se os dois movimentos com a mesma amplitude, intercalados por leves pausas. Quando uma dessas características se modificam, tais como confusões mentais e stress,  surgem os ritmos respiratórios anormais.

Bibliografia

Junqueira P. Avaliação miofuncional. In: Marchesan IQ. Fundamentos em fonoaudiologia:
aspectos clínicos da motricidade oral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1998.p.13-21.

Ferreira LP. Temas em Fonoaudiologia – respiração: tipo, capacidade e coordenação
pneumo-fono-articulatória. São Paulo: Loyola; 1998.

http://www.scielo.br/pdf/rcefac/2010nahead/129-09.pdf

http://www.medcenter.com/Medscape/Default.aspx?langtype=1046 (Exame físico do aparelho respiratório por Álvaro Oliveira e Silva Neto)

3 respostas em “Tipo respiratório x Modo respiratório x Ritmo respiratório

  1. Otimo, mas acho que tende a psíquico, retorna, advinda a 1a respiração forçada, advém, ora muco, ora catarro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s