Qual é meu tipo respiratório?

Existem 3 tipos respiratórios isolados: inferior, médio e superior. E eles também podem estar combinados: médio/inferior, médio/superior e o completo. Segue abaixo a descrição.

Respiração Inferior

Também denominada de respiração Baixa, Diafragmática ou Abdominal.

A respiração acontece predominantemente na região abdominal, ou seja se processa na parte baixa dos pulmões.Permite um maior fluxo de ar e exige o mínimo de esforço fisiológico. Equivale a aproximadamente 60% do volume total de ar que pode ser assimilado em uma inalação.

Na inspiração o músculo diafragmático se contrai e invade a região ventral, aumentando a pressão abdominal. Com isso, ele comprime as vísceras que por sua vez empurram o abdome para fora. A barriga deverá se expandir para que a musculatura dos retos abdominais possam se movimentar livremente.

Para identificá-la coloque as mãos sobre o abdômen. Ao levar o ar para a parte baixa dos pulmões, pode-se observar que o abdômen sobe na inspiração e desce na expiração.

Respiração Média

Também denominada de respiração intercostal.

A respiração média movimenta-se predominantemente na região intercostal. Nesta respiração, a estrutura ósseo-muscular do tórax expande-se lateralmente, com o trabalho do diafragma. Equivale a cerca de 30 % do volume de ar que pode ser inspirado de uma só vez. Está sempre relacionada à respiração alta ou baixa.

Esse movimento está diretamente relacionado com as costelas e em toda inspiração elas movimentam-se para fora e para cima, aumentando o diâmetro corporal e conseguindo com isso um espaço precioso.

Para identificá-la basta colocar as mãos nas costelas flutuantes, ou seja, ao lado da caixa torácica.  Na inspiração, perceba o movimento das costelas se afastando para os lados, ampliando o tórax, enchendo de ar a região média do tórax. Sinta como esses músculos abrem as costelas e os espaços entre cada uma se alargam e que, na expiração, elas retornam à posição inicial.   Perceba como esse movimento é como uma sanfona abrindo e fechando produzindo a distensão das costelas.

           

Respiração Superior

Também denominada de respiração Alta ou Sub-clavicular.

Acontece na região clavicular, na parte superior do tórax. Se utilizada exclusivamente, seria a pior maneira de respirar, pois exige um grande esforço em relação à quantidade ínfima de ar que entra nos pulmões. A respiração alta deve ser utilizada combinada com as outras fases, pois ela permite encher a parte superior dos pulmões. Contudo, deve-se evitar tensionar os ombros e a musculatura do pescoço. É equivalente a 10 % do volume total de ar inalado.

Para identificá-la coloque as mãos na parte superior do peito, logo abaixo das clavículas. Ao inspirar, sinta a expansão desta região e ao expirar, perceba a descida do esterno. Ela acontece em conjunto com a movimentação dos ombros para cima.

                    

Respiração Completa

É feita pela utilização da região inferior, média e superior do tórax.

A inspiração começa enchendo a parte baixa/diafragmática seguindo para a região intercostal e finalizando na parte alta dos pulmões. A expiração se faz de forma oposta: soltando o ar da parte alta, depois da parte média e por fim da região abdominal. Todo o aparelho respiratório funciona harmoniosamente, assimilando uma maior quantidade de energia ao inspirar.

Ou seja,

A inspiração é feita de baixo para cima (1-2-3, ou baixa, média e alta).
A expiração, de cima para baixo (3-2-1, ou alta, média e baixa).

Além de investigar o modo respiratório (conhecido como nasal, oronasal ou oral) deve-se também atentar-se para o tipo respiratório de cada indivíduo, facilitando a compreensão dos achados clínicos e propiciando melhor diagnóstico terapêutico.

Bibliografia

http://www.humaniversidade.com.br/boletins/respiracao_yogika.htm

http://yogaestudoscomplementares.blogspot.com/2009/01/como-praticar-as-tcnicas-de-prnymas.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s